in Server

Dica: Adicionar Disco Físico a uma VM no Hyper-V

A plataforma de virtualização oferecida pela Microsoft com o Hyper-V oferece diversos recursos, entre eles posso citar o dynamic memory, live migration, snapshots, etc. Ele pode ser utilizado como uma role do Windows Server 2008, ou então em um SO especifico chamado Microsoft Windows Hyper-V Server que é um sistema operacional  independente, que contém apenas o Windows Hypervisor, o modelo de driver do Windows Server e os componentes de virtualização, entre suas principais vantagens está o pouco consumo de recursos.

Uma possibilidade bastantemente útil para alguns cenários de virtualização é a de conectar um disco físico diretamente a uma máquina virtual, sem criar um VHD ou precisar transformar qualquer coisa no disco. Alem disso, caso seja utiliza um driver SCSI essa conexao poderá ser feita com a maquina virtual ligada (no caso do disco já estar conectado a máquina host).

Neste exemplo eu vou conectar um HD Sata que está conectado na máquina host que está com o Hyper-V Server (sistema operacional), como este SO não tem algumas interfaces para gerenciamento eu vou gerenciar ele através do Remote Server Administration Tools for Windows 7.

Começando:

Primeiro vou abrir o console de Gerenciamento do Computador e conectar na máquina Host (Hyper-V Server)

 

 

Para isso eu precisarei escolher o IP ou algum nome consiga chegar ao servidor que queremos gerenciar.

 

 

O próximo passo é identificar o disco que utilizaremos para conectar na máquina virtual, para poder atacha-lo na VM precisaremos deixar ele Offline.

Com o disco offline podemos abrir o gerenciado do Hyper-V e podemos abrir as configurações da máquina virtual que queremos adicionar o disco físico.

Nesta caso vamos adicionar uma unidade SCSI (caso a Vm estivesse desligada eu poderia adicionar um driver IDE, ou de outro tipo)

Após adicionar o controlador SCSI precisaremos selecionar que ele será um disco físico e escolher o disco que deixamos offline.

Após salvar e fechar esas configurações podemos conectar na VM e ir no gerenciamento de disco, nele poderemos visualizar o nosso disco, incialmente ele estará offline, basta clicarmos com o botão direito e selecionarmos a opção online:

 

Após isto o disco já estará acessivel no Windows Explorer da nossa máquina virtual.

 

Espero que este post seja útil 🙂

estou a disposição para dúvidas, dicas, críticas ou sugestões

abs

Rodolfo

 

  • Wagner

    Boa tarde! Consigo adicionar maquinas no meu hyper-v normalmente acesso remotamente mais quando tento acessar o gerenciador de discos do hyper-v remotamente recebo a mensagem o servidor RPC não está disponível. Gostaria de uma ajuda.

  • http://www.rodolfofadino.com.br/ Rodolfo Fadino

    Boa noite Wagner, desculpe por não responder antes (não estava recebendo os alertas) da uma olhada nesse link http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc794756(WS.10).aspx pode ser algumas restrição de rede, firewall ou até o serviço do windows não esteja iniciado na VM

  • José Cobello

    Roldolfo primeiramente parabéns pelo artigo que trás um assunto muito interessante e que no meu ponto de vista veio atender uma laguna que a algum tempo tinha para algumas vm onde necessitava salvar um arquivo para fora da vm e uma partição não era vista pela aplicação. Mais deixou eu com uma dúvida se é que posso pedir esta informação a você.
    Quando se coloca o disco em off e este disco tem arquivos nele não corro o risco de perder os mesmos.