in C#

Extensão para customizar o título da janela do Visual Studio (branch, path, etc)

Trabalho com vários produtos, projetos e times durante o mesmo dia, as vezes eu acabo me confundindo com o projeto, ou com a branch que eu estava desenvolvendo alguma feature.  Na organização que eu uso o TFS, geralmente a pasta com o nome da branch fica um nível a cima da pasta das solutions dos projetos, pensando nisso eu procurei algum complemento que tornasse visual a branch que eu estava trabalhando.

Rename Visual Studio Window Title

A Rename Visual Studio Window Title  é uma extensão para o Visual Studio, que server para customizar o título da janela do Visual Studio, para isso ela dispõe de algumas tags que servem para montar o padrão que o título deve ficar.

Instalando

A extensão pode se instalada através do download no site http://visualstudiogallery.msdn.microsoft.com/f3f23845-5b1e-4811-882f-60b7181fa6d6 , ou através do Visual Studio, nas configurações de Extensions and Updates:

image

image

 

Configurando

Após instalada, é possível customizar o título da janela em uma opção do próprio Visual Studio, note no print que aparece um novo item nas “Options” do Visual Studio: “Rename VS Window Title”.

image

Nestas opções é possível criar Patterns de como o título deve ficar em cada situação.

Nos patterns nos podemos utilizar diversas variáveis:

  • [documentName] nome do documento ativo ou janela
  • [solutionName] nome da solution
  • [parentX] pasta pai (parent) em um determinado nivel (X)
  • [parentPath] pasta da solution atual, caso nenhuma solution esteja aberta, será mostrado a pasta em que o documento aberto está
  • [ideName] nome da IDE

Exemplo da customização:

Branch: [parent2]/[parent1] – [solutionName] – [ideName]

Options:

image

Estrutura de projetos do TFS:

image

Exemplo do título customizado, neste caso eu estou trabalhando na branch main que fica dentro da pasta Development:

image

Com isso, esta extensão é extremamente útil para configurarmos o título da janela do visual studio, de uma maneira que nos facilite a identificação de algumas características do projeto, branch, etc.

Espero que esta dica seja útil.

Estou a disposição para duvidas criticas e sugestões,

Abs

Rodolfo

  • http://cleytonferrari.com/ Cleyton Ferrari

    Gostei da idéia fui testar aqui funcionou legal, mais so que to usando o GIT ai o nome da branch nao apareceu! acho que so funciona pro TFS, porque parece que ele troca o nome da pasta nee!