in ASP.NET

Dica: Nightly Builds do ASP.NET via NuGet

Faz algum tempo que o ASP.NET e seus diversos projetos possuem o código fonte disponível publicamente, os repositórios podem ser encontrados em: http://aspnetwebstack.codeplex.com/SourceControl/latest. Com isso é possível baixar, clonar, compilar e testar os projetos e features que estão em desenvolvimento.

Se você quer testar as novas features em desenvolvimento, mais não que ter o trabalho de baixar os projetos, compilar e utilizar, o time do ASP.NET disponibiliza um servidor NuGet (http://www.myget.org/F/aspnetwebstacknightly/) com os “Nightly Builds” dos projetos, com ele configurado no Visual Studio, é possível atualizar a versão do ASP.NET MVC em um determinado projeto e utilizar as features que estão em desenvolvimento.

Começando

Para começar, vamos configurar a url do servidor com as ultimas versões dos builds:

http://www.myget.org/F/aspnetwebstacknightly/

Para isso, vamos no Package Manager Settingsimage

Na opção Package Sources, vamos adicionar uma nova fonte de packages e configurar ela com um nome (neste exemplo eu coloquei “Nightly Builds ASP.NET”) e a url do servidor NuGet com os builds ( http://www.myget.org/F/aspnetwebstacknightly/ ).

 

image

A partir desta configuração, podemos explorar os packages desta fonte, e atualizar diversos items como o ASP.NET Web API:

image

 

Atualizando

Neste exemplo, vou criar um projeto ASP.NET MVC4:

image

E selecionar a opção Web API

image

Após o projeto criado, vou abrir o Package Manager Console, e desinstalar um package chamado “Microsoft.AspNet.Mvc.FixedDisplayModes”, após isso é possível atualizar para a versão mais recente do WebApi.

Para isso vou utilizar o seguinte comando:

Update-Package Microsoft.AspNet.WebApi -pre

image

Com o ASP.NET WebAPI atualizado, podemos testar as novas features, por exemplo, a feature de Attributing Routing, que consiste em poder decorar os métodos e controllers com atributos configurando o roteamento:

image

image:

Resultado do Get executado com a rota configurada via Attributing Routing:

image

 

Espero que esta dica tenha sido útil, estou a disposição para dúvidas, criticas e sugestões

Abs

Rodolfo