in Server

Criando uma máquina virtual no Azure com SQL Server 2008 R2

A ideia deste post é mostrar de uma maneira rápida, como criar um máquina virtual no Windows Azure, utilizando o template da galeria.

Nesta caso vamos criar uma máquina virtual com Windows Server 2008 R2 e SQL Server 2008 R2 SP2 Web.

Para começar precisaremos conectar no https://manage.windowsazure.com e ir na tab de Máquinas Virtuais

image_thumb

Após isso, vamos no comando no rodapé chamado “Novo”

image

Ele abrirá um menu com algumas opções, vamos criar uma Maquina Virtual, a partir do item Computação. Como este post é um exemplo, vamos criar uma máquina virtual a partir da opção: “da Galeria”.

image_thumb[2]

Feito isso, vamos escolher o template da máquina virtual, neste caso escolhi o SQL Server 2008 R2 SP2 Web on WS 2008 R2.

image_thumb[4]

Após escolher o template, precisaremos configurar as propriedades de nome da maquina, tamanho da instancia, usuário e senha:

image_thumb[7]

Após estas configurações iniciais, teremos que configurar as opções de nome de dns da máquina virtual, região ou grupo que ela será criada, qual o lugar para o armazenamento do vhd e de ela estará em algum conjunto de disponibilidade.

image_thumb[9]

Feito isso, a próxima configuração que será mostrada serão configurações de firewall, neste caso ela possui 2 tipos de portas configuradas: a porta para o gerenciamento via PowerShell e a porta do Remote Desktop (notem que ele “encaminha” a porta privada default do RDP para uma porta publica randômica, caso você queira conectar o RDP na porta default é possível alterar a configuração que está em “AUTO” para a porta “3389”).

image_thumb[11]

Após estes passos, a máquina virtual será provisionada e dentro de alguns instantes ela estará acessível

image

Espero que esta dica seja útil.

Abs

Rodolfo

  • http://www.rodolfofadino.com.br/2013/08/configurando-a-conexo-remota-do-sql-server-em-uma-mquina-virtual-no-azure/ Configurando a conexão remota do SQL Server em uma máquina virtual no Azure – // Rodolfo Fadino

    […] Caso você não tenha uma maquina virtual configurada com SQL Server no Azure, escrevi este post com um exemplo de como criar uma máquina virtual no Azure: http://www.rodolfofadino.com.br/2013/08/criando-uma-maquina-virtual-no-azure-com-sql-server-2008-r2/ […]

  • Jean Almeida

    Pelo que entendi ao criar uma máquina com SQL, o custo aumento. Qual o custo e onde obtenho esta informação?